Como escolher luminárias de piso

0
371

A iluminação é um dos elementos mais importantes da decoração. Quando criamos um bom projeto de iluminação no ambiente, trazemos a ele beleza, estilo e, principalmente, conforto visual.

E entre as muitas opções de luminárias, uma em especial vem ganhando as páginas das revistas de decoração e o gosto do público: as luminárias de piso.

Também chamadas de luminárias de chão, a peça é uma ótima alternativa para iluminar ainda mais aquele cantinho de leitura, dar um up na decoração, e ainda tem a facilidade de poder ser transportada de maneira simples. Além disso, é versátil e pode ser encontrada em diversos estilos e materiais, como madeira, ferro, metal, vidro…

Quer dar um up na decoração e na iluminação da sua casa? Veja dicas de como escolher e utilizar luminárias de piso.

Modelos

Existem vários modelos de luminárias de chão: elas podem ser de corpo inteiro, com uma cúpula grande que vai do chão até o topo; ter uma haste, que pode ser reta, articulada ou ter curvatura; ou em tripé, parecida com aqueles iluminadores de estúdios de foto.

Na hora da escolha, é preciso levar em conta que a luminária de chão não é um mero abajur ou mais um tipo de iluminação na casa. Elas são imponentes, portanto devem ser escolhidas com cuidado, já que influem bastante na decoração do espaço.

Estilo

Ambientes mais contemporâneos pedem modelos com design mais diferenciado, como modelos geométricos. Esses abajures podem ser totalmente metálicos ou coloridos, podendo dispensar até as cúpulas. Por outro lado, decorações clássicas ficam bem com peças mais tradicionais e rebuscadas.

Se o seu cômodo for neutro, você pode optar por uma peça colorida e com design moderno para acrescentar um elemento que traga mais cor e luz ao ambiente, de forma elegante. Em decorações mais neutras, aliás, quase todos os modelos de luminárias de piso caem perfeitamente bem – as mais arrojadas podem se tornar inclusive o destaque do local como uma peça de arte.

Decorações mais rústicas pedem luminárias mais artesanais, como madeira e cúpulas de tecidos naturais ou de palha. Você pode, inclusive, encontrar um DIY e fazer você mesmo a peça.

Lâmpadas

A maioria das luminárias de piso é feita para lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. No entanto, cresce o número dos modelos feitos com lâmpadas de LED, que são mais econômicas, duráveis e que não aquecem.

Quanto à cor da luz, o ideal é que ela seja mais quente, sobretudo em modelos com apenas um bocal. As luminárias com mais bocais permitem a harmonização da luz amarela com a branca, equilibrando aconchego e mais clareza.

Se a sua intenção é utilizar a luminária em um ambiente de trabalho, que precise de mais claridade, opte por lâmpadas brancas. 

Onde usar?

As luminárias de piso geralmente são utilizadas nos quartos, na lateral da cama; em salas, em algum canto da parede; ou em escritórios, direcionadas para as mesas de trabalho.

Elas também são uma ótima opção para varandas e sacadas, pois precisam de apenas uma tomada no local e garantem uma iluminação mais intimista e cheia de charme.

E, então, que tal incrementar a iluminação de sua casa? Visite a Casa Show e encontre tudo o que precisa com os melhores preços!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria