Veja 11 itens de manutenção que não podem faltar em sua casa

0
1299

Já pensou se toda vez que algo quebrar na sua casa você tiver que chamar um especialista para resolver o problema? Além de ser desagradável, isso poderia pesar no orçamento doméstico, não é mesmo?

Infelizmente, imprevistos acontecem e você mais cedo ou mais tarde vai lidar com contratempos, como lâmpadas queimadas, vazamentos e fios descascados. A boa notícia é que pequenos reparos e soluções emergenciais podem ser feitos em casa, sem o auxílio de um profissional. Para tanto, não é preciso muita habilidade. Basta ter os itens certos no seu kit de emergência doméstica.

Quer descobrir o que não pode faltar? Então continue lendo o nosso artigo que a gente te conta.

Fita Isolante

Fios descascados representam risco de choque, além de comprometerem o funcionamento dos aparelhos. Por essas e outras, é indispensável ter na sua casa a popular fita isolante. Super barato, esse item serve para isolar emendas de cabos elétricos,  fios descascados e fazer reparos em eletrodomésticos.

Veda Rosca

A fita veda rosca é aquela branquinha, usada para vedar tubulações de gases ou líquidos. Ela evita vazamentos e pode ser utilizada em conexão de chuveiros, torneiras e outras conexões hidráulicas.

Resistência de chuveiro

Se o chuveiro elétrico queimar, você não precisa tomar banho frio. Caso na sua residência haja uma resistência elétrica compatível com o chuveiro, é só trocá-la. Na hora de comprar uma resistência, confira se a voltagem é a mesma do chuveiro. Além disso, antes da troca, você precisa desligar o disjuntor localizado no quadro de energia.

Escadas

São essenciais para fazer pequenos reparos, trocas de lâmpada, limpeza de caixas d´água, etc. Dê preferência às escadas compactas, fáceis de guardar e de transportar. As mais comuns para o uso residencial são as escadas de aço-carbono ou alumínio. Ambas são leves, duráveis e não enferrujam.

Martelo

Esse é clássico e indispensável! O martelo serve para pendurar quadros e fazer pequenos consertos em casa. Atualmente, existem no mercado vários modelos de martelo, incluindo o martelo de cozinha, martelo de carpinteiro, etc. O ideal é que você compre um que seja revestido de borracha, para que o impacto seja absorvido e a mão não escorregue.

Alicate

O alicate é uma ferramenta multifuncional, pois ele é usado em trabalhos de eletricidade e mecânica. Ele realiza funções como prender, puxar,  enrolar, cortar, torcer e segurar. Para ter em casa, prefira o alicate bico de pato, pois ele é mais versátil.

Chave Inglesa

Em toda residência deve ter uma Chave Inglesa. Essa ferramenta serve para atarraxar e desatarraxar os parafusos e porcas com agilidade. Trata-se de um item de fácil utilização e grande versatilidade, pois a cabeça pode ser ajustada para diferentes tipos de  porcas e parafusos.

Furadeira Elétrica

Volta e meia precisamos de uma furadeira em casa e para não ter que pedir emprestado, o ideal é que você tenha uma. Vale ressaltar que a furadeira serve para furar paredes, madeira, aço, tijolos, dentre outros. A velocidade é variável e muitas furadeiras servem também para desparafusar. Quando for comprar uma furadeira, opte por modelos portáteis, pois são mais leves e fáceis de transportar.

Lâmpadas

Sempre tenha lâmpadas reservas em casa, para utilizá-las quando as atuais queimarem. Armazene essas lâmpadas adequadamente e mantenha em caixas de papelão para evitar a quebra.

Benjamim

Também conhecido como T, o Benjamim é útil para conectar vários aparelhos elétricos numa mesma tomada. Apenas seja cauteloso para não usar esse recurso de forma excessiva e sobrecarregar a rede elétrica, provocar acidentes e defeitos nos aparelhos.

Velas e lanternas

Quando menos se espera, a energia pode acabar. Para não ficar completamente no escuro, tenha velas e lanternas em casa. Esses itens não resolvem o problema, mas tornam o ambiente mais agradável e facilitam a locomoção dos moradores durante a falta de energia elétrica.

E aí, você já tem todos esses itens na sua casa? Que objeto da lista está faltando? Conte pra gente nos comentários.

No site da Casa Show você consegue encontrar todos os produtos listados acima! Acesse clicando aqui e aproveite! 😀

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria