11 dicas de decoração para kitnets

0
2268

Dispor de um espaço muito reduzido não é desculpa para não investir em decoração. Existem diversos recursos para você aproveitar ao máximo as dimensões da sua kitnet e, melhor, com muito estilo. Indicado para pessoas que moram sozinhas (e que estudam ou trabalham fora durante todo o dia), este tipo de apartamento pode ser decorado de modo a suprir as necessidades do morador e ainda se tornar uma residência cheia de charme, tanto para homens quanto para mulheres. A dica de ouro, neste caso, é pensar na melhor maneira para distribuir a decoração e deixar o ambiente organizado.

Se você é morador de uma kitnet, confira as dicas que reunimos para deixar seu apartamento muito mais agradável sem muito custo e esforço!

Opte por móveis menores

Antes de tudo, é importante dar preferência a móveis e peças de decoração menores, que sejam adequados ao espaço que você tem disponível. Acredite: o cômodo parecerá muito maior.

Menos é mais: de olho na organização

Não junte “tralha”. Busque manter seu apartamento clean, sem acumular itens demais. Livre-se de tudo o que você não precisa. Se você se organizar para manter cada coisa em seu lugar, terá a sensação que sua kit tem o dobro do tamanho.

Considere usar uma cama suspensa

Quando você opta por uma cama suspensa, com acesso via escada, ganha um espaço considerável abaixo dela. Uma dica é utilizar este cantinho para montar um home office: utilizando-se de uma única área da kitnet, você pode criar dois ambientes cheios de estilo.

Aposte no vertical

Quando o espaço disponível é limitado, uma estratégia eficiente é utilizar a verticalidade a seu favor. Deste modo, sempre que possível, tente aproveitar todo o espaço que você tem até o teto – principalmente se sua kitnet tem o pé direito alto. Aposte em prateleiras diversas para guardar seus objetos, nichos suspensos e até mesmo um cabideiro (pendurado na parede) para suas peças de roupa.

Investir em cores é permitido

Não tenha medo de ousar na cor das paredes. Reza a lenda que o branco faz com que o cômodo pareça maior, mas esta máxima também é verdadeira para cores como laranja e verde-limão, principalmente se combinadas com os móveis certos e com um piso em tom escuro para fazer contraste. Tome nota: apostar nestes tons também está liberado!

Considere comprar uma mesa de jantar extensível

Mais uma medida para priorizar a amplitude do espaço, optar por uma mesa deste tipo é uma boa ideia para sua kitnet. Fechada, esta mesa ocupa um espaço bastante reduzido e possibilita um melhor fluxo de pessoas dentro da casa. Só a abra em ocasiões especiais e quando receber visitas.

A técnica infalível: os espelhos

Esta dica não é mais novidade para muita gente, mas sempre vale ressaltar que apostar em espelhos na decoração têm a capacidade de promover a amplitude de qualquer ambiente. Para kitnets, uma possibilidade interessante é investir em um espelho grande que ocupe uma boa parte de uma das paredes da área destinada à sala, provocando a impressão de que o cômodo é muito maior do que realmente é na realidade.

Dividindo cômodos em um mesmo ambiente

A maior parte das kitnets conta com um espaço único, que pode ser dividido em diferentes ambientes de acordo com a preferência do morador. Existem algumas estratégias de separação destes locais que dão super certo nos pequenos apartamentos, e ainda concedem um toque de estilo a seu espaço. Acompanhe:

Lance mão das cortinas para dividir espaços

Cortinas são excelentes aliadas na decoração de kitnets: podem ser usadas para separar a cama do restante do apartamento, esconder a parte reservada para a cozinha…

Aposte na TV para separar o quarto da sala

Separe o espaço reservado para o descanso do local de lazer posicionando um móvel maior com a sua televisão.

Use portas de correr para separar closets e banheiro

Este modelo, além de charmoso, ocupa menos espaço que as portas tradicionais.

Invista em móveis que tenham dupla função

Para otimizar seu espaço na hora de decorar sua kitnet, procure móveis com dupla função: cama com gaveteiros, baú que sirva de mesa de centro e porta-treco, sofá que vira cama e assim por diante. Alie o aproveitamento das dimensões com utilidade!

Substitua seu sofá por um chaise lounge

O chaise lounge geralmente é menor que um sofá de tamanho normal. Além disso, é mais versátil que uma simples poltrona. Se você comprar duas peças, pode colocá-las juntas e fazer até mesmo uma cama diferente.

Não tem espaço para o sofá? Aposte em almofadões no chão

Além de dar um aspecto moderno para o apartamento, os almofadões ainda são superaconchegantes.

Em geral, as kitnets são compostas por um banheiro, uma pequena cozinha e uma sala que divide o mesmo ambiente com o quarto. Com um pouco de criatividade e muita otimização de espaço, é possível deixar o local com a sua cara e cheio de muito estilo. Gostou das dicas? Tem mais ideias de decoração para este tipo de apartamento? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria