MDF ou MDP. Qual a diferença?



Na hora de comprar determinados móveis todo mundo tem dúvidas sobre que tipo de material escolher: MDF ou MDP? Mas, qual é a diferença entre eles? Algum é melhor que o outro? Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, vou te explicar algumas das principais características de cada um desses materiais. Confira!

 

mdf-mdp-qual-a-diferença-casa-show

 

MDF

O nome MDF vem de Medium Density Fiberboard, que significa, placa de fibra de média densidade. É uma chapa de madeira feita sob pressão por aglutinação de fibras de madeira com resinas e alguns aditivos.

 mdf-mdp-diferenças-estante-em-mdf

 

As chapas de MDF podem ser fabricadas entre 3 a 60mm. Elas possuem uma boa estabilidade e uma boa capacidade de absorção de tintas ou qualquer outro material. Elas tem uma flexibilidade muito boa, por isso, geralmente são usadas nos acabamentos dos móveis. Como, por exemplos, peças arredondadas, contornos, baixo relevo, etc.

 

Mas como nem tudo são flores o MDF também tem seu ponto negativo. Assim como outros tipos de madeira o MDF é vulnerável a ambientes úmidos.

 

 

MDP

O nome MDP vem de Medium Density Particleboard que significa painel de partículas de baixa densidade. É uma placa de madeira aglomerada de partículas aglutinadas entre si. Assim como o compensado.

 mdp-mdf-diferenças-peças-em-mdp

O MDP é produzido em três camadas, uma grossa no seu interior e duas finas nas superfícies. O móvel feito de MDP pode ser considerado mais resistente e com maior durabilidade que o móvel feito com MDF. Mas ele é recomendado para a fabricação de móveis com linhas retas, sem formas orgânicas muito exageradas, baixo relevo ou cantos arredondados.

 

Assim como o MDF ele também não resiste bem a umidade.

As principais diferenças entre os dois são:

1) O processo de fabricação é diferente;

2) O MDF é melhor para curvas e o MDP é melhor para móveis retos;

3) O MDP tem alta absorção de tintas no acabamento final e o MDF não. Para aplicação de laca as placas de MDF são melhores, já que na hora da aplicação não apresentam irregularidades.

4) Para exteriores o MDF é melhor, por ter menos poros. Em contra partida para interiores o MDP é melhor. Tem uma boa resistência e o custo é menor.

 

Concluindo, cada um tem sua finalidade. Não podemos dizer que um é melhor que o outro, porque cada um se aplica de uma maneira.

 

 

Comente!